Image Map

Destaque

Critica de fanfic: Just Be Mine (Flávia Geovana)




Nome da fanfic: Just Be Mine
Nome da autora: Flávia Geovana
Classificação: +18
Personagens: Luke Hemmings, Chloe Moretz.


Capa: (2,0 pontos)

O efeito ficou razoável na Chloe (Mary), mas nem tanto no Luke. A fonte e a cor ambas, não combinaram muito com a capa. Aconselho a você encomendar outra capa, em blogs/sites, especializados em fanfics.

Nota: 1,0




Sinopse: (2,0 pontos)

A vida as vezes nem sempre é perfeita. Um dia você é uma pequena criança inocente que só queria brincar, e via tudo colorido. Mas de repente tudo investe, o que era perfeito vira um filme de terror.
Agora com 17 anos, logo após 7 anos no orfanato, minha vida mudará demovo, mas eu posso dizer que estou começando a gostar desta nova vida, apaixonar será como um tiro de queda sem rumo para acabar.”

Achei sua sinopse ótima, não irei dizer “perfeita” pois ficou um pouco “Clichê” ou talvez muito “informativo”. A sua sinopse fosse boa para ser o prólogo. Uma sinopse boa, nunca pode conter muita informação, sobre o que será lido na fanfic! Mas isso é apenas uma critica. Outra, tente, ao invés de usar números (17/7) use-os por extenso (Dezessete/Sete).
Alguns erros que passaram despercebidos em sua sinopse: Erros ortográficos, sei que não era sua intensão colocar erros em sua própria sinopse! (Demovo=De novo)
O uso impróprio da palavra “Investe”, também foram uns dos erros que encontrei. “Investe” vêm “Investimentos”. Ou melhor, para entender:
Investir: Dar, com certas formalidades, posse ou investidura a; empossar. Atacar, acometer: Paulo investiu na loja de Cláudia. Atirar-se com ímpeto, correr precipitadamente: investiu contra o adversário.
Aplicar, empregar, inverter capitais com finalidade lucrativa; fazer investimento (de capitais). - Fonte: Dicionário Online

O termo certo seria a palavra “Inverte”, que vem de “inverter”.

Frase retirada de sua sinopse:
“A vida as vezes nem sempre é perfeita.”

Modo correto:
“Na vida nem tudo é perfeito”

Nota: 0,8

Gramática e Ortografia: (2,0 pontos)

Outra coisa que reparei em sua fanfic foi o emprego da letra “e”.
(Frase original de sua fanfic) : “Eu deito em minha cama e fico olhando a lua e pensando”. A letra “e”, é usada em uma frase apenas uma única vez, poderia substituí-la por vírgula.
Exemplo: “Eu deito em minha cama, olhando a lua, pensando”

Poderia mudar o estilo de sua escrita, ela esta boa (uns 70%), mas para ela chegar aos 99%, poderia fazer assim:
Frase retirada de sua fanfic:
“Eu deito em minha cama e fico olhando a lua e pensando: - Será que um dia vou ser feliz novamente?”
Poderia mudar isto para algo como
“Deito-me em minha cama, fitando o luar pensativamente: -Algum dia encontrarei a felicidade? /ou/ Será que algum dia serei feliz novamente?”

Quando tiver uma narrativa de uma só pessoa, for iniciada, houver uma pausa, e depois ela continuar, não pode continuar a frase depois da pausa na outra linha.
(Narrativa original de sua fanfic):
“- Sim vários presente! Afinal é natal não é? –Meu pai ficou em silêncio
- John, John, Acorda!! – minha mãe gritou, meu pai havia dormido no volante ”
O Certo da narrativa seria: (mudei algumas coisas também, que ficaria melhor)
“- Sim ganhará vários presentes; Afinal é natal! –Papai ficou em silêncio – John, John, Acorda! – Gritou, ele havia dormido no volante ”
Irei dizer o mesmo que a sinopse ao corpo do texto de sua fic. Ao invés de usar números (1, 2, 3, 4...) use-os por extenso (um, dois, três, quatro...).

Este é o erro que várias autoras cometem, que é usar “-“ ao invés do travessão (—).

Frase tirada de sua fanfic:
- John, John, Acorda!! – Minha mãe gritou, meu pai havia dormido no volante

Modo correto:
— John, John, Acorda!! — Minha mãe gritou, meu pai havia dormido no volante.

Mas estes erros podem ser corrigidos por você mesma, ou por um beta!

Nota: 0,9


Enredo: (3,0 pontos)

Achei que sua a história aconteceu tudo muito rápido, poderia ter tido mais suspense, para deixar o leitor ansioso para o próximo capítulo! Começou com a morte dos pais, logo em seguida um pouco da história dela no orfanato, e depois ela vai morar com sua tia. Poderia especificar mais, e concentrar mais em um assinto por mais tempo.

Nota: 1,4

Total (0 à 10): 4,1

Espero que goste, e aprove as criticas que foram totalmente CONSTRUTIVAS. Caso não aprove, por favor, não fale mal de mim, muito menos de meu trabalho! E claro, desculpe se disse algo que te magoou de certa forma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário