Image Map

Destaque

CF: My Kitty (TinkFaith)

Lembrando que: nada aqui tem a intenção de magoar alguém, é penas uma crítica construtiva para que a sua fanfic possa melhorar ^^



Iniciado em 31/01/2015 19:35 | Atualizado em 17/06/2015 20:16
Categorias: Gregg Sulkin, Little Mix, One Direction, Selena Gomez, Zayn Malik
Exibições 294 | Comentários 9 | Palavras 7.261 | Terminada Sim
Classificação: +18
  • Capa (Vale 10,0):
Eu realmente amei a capa, ficou super legal, não mudaria absolutamente nada. Mas você podia ter adicionado enfeites que lembrasse gatos, entende? A fanfic se trata de gatos, ficaria legal adicionar. Fora isso, está perfeita.

Pontos obtidos: 10,0

  • Sinopse (Vale 10,0):


Bom, sua sinopse está muuuuito confusa. Começando por falta de vírgulas, depois vem em algumas partes a falta de coerência. Aqui o que eu mudaria:

Todos nós temos segredos (vírgula) uns mais simples e outros mais sérios (ponto final).”E isso é complicado o que é complicado (vírgula) já que se alguém descobrir (vírgula) você pode estar ferrado, (ponto final) mas (primeira letra maiúscula)  e  se (o) seu segredo fosse que você tem “um par de orelha a mais, e uma linda calda, sendo esses de gato” dois pares de orelha em vez de um sendo que um dos pares são de gatinho e que você tem também uma linda calda de gato (vírgula) o que você faria se alguém descobrisse?
Zayn Malik (vírgula) um stalker desde a quinta série, um garoto "é" considerado maluco por acreditar que uma garota “normal” tem um dos piores segredos da terra, (ponto final)  e  o (maiúsculo) que aconteceria se ele descobrisse esse segredo?
e (maiúsculo) se o amor da sua vida se apaixonasse pelo seu amigo e pedisse para você ajudá-la a conquistá-lo (vírgula) o que você faria? você (primeira letra maiúscula) “a” ajudaria?

E assim ficaria:

“Todos nós temos segredos, uns mais simples e outros mais sérios. E isso é complicado, já que se alguém descobrir, você pode estar ferrado. Mas se o seu segredo fosse que você tem um par de orelha a mais, e uma linda calda, sendo esses de gato, o que você faria se alguém descobrisse?
Zayn Malik, um stalker desde a quinta série, é considerado maluco por acreditar que uma garota “normal” tem um dos piores segredos da terra. O que aconteceria se ele descobrisse esse segredo?
E se o amor da sua vida se apaixonasse pelo seu amigo e pedisse para você ajudá-la a conquistá-lo, o que você faria? Você a ajudaria?”

Mas ainda acho que em algumas parte você pode dar uma melhoradinha.


Pontos obtidos: 5,0


  • Ortografia (Vale 10,0):
> Excesso de falta de vírgula, você não usa vírgula para nada, dá impressão que o seu computador não tem o botãozinho de vírgula, não querendo ser grossa;
> Seus períodos estão ficando muito longos e tem informações muito distintas em um período só. Tente terminá-los com mais frequência e evitar que fiquem com assuntos muito diferentes, para ficarem mais coerentes. Uma dica é tentar deixar os períodos com menos de duas linhas e meia;
> “A menina estranhou i lugar e porque estava ali já que…” ficaria melhor e mais coerente se fosse “A menina estranhou o lugar e o porquê de estar ali, já que…”;
> Tente fazer as descrições mais espontâneas, entende? deixar de ser “Ela era linda, carinhosa, legal, feliz, tinha um metro e cinquenta, morava na rua 309 e blá blá blá” isso fica cansativo, tente algo como “Melissa era uma mulher bonita e aparentava ser carinhosa, mas, na verdade, tinha um metro e sessenta e cinco de pura maldade e frieza. A loira usava sempre uma maquiagem que deixava seus olhos verdes realçados, e esses hipnotizavam qualquer um, talvez esse seja o motivo da garotinha não ter se importado de ela ser uma total estranha”;
>  Para falas nós usamos travessão (—) ou então aspas (“ ”) e não hífen;
>  As falas, as palavras depois do ponto final ou os começos de parágrafos, são obrigatoriamente iniciadas com letra maiúscula;
> “de certa forma se assustou com a mulher que deu um sorriso assustador” o uso do assustar nessa frase, soou como: “entrar para dentro” ou “subir para cima”. Você podia usar: “de certa forma, sentiu medo quando a mulher deu um sorriso assustador”;
> Da li ≠ Dali;
> Antes do “mas” tem que, sempre, haver uma vírgula, pois indica oposição, ficando "minha mãe não deixou, mas eu queria ir.";
> Avia ≠ Havia;
> “então vamos tomar café por que essa conversa ta maçante” esse “por que” está totalmente errado, nós o usamos para pergunta, nesse caso ela explica o porquê ela quer ir tomar café, então o correto seria “porque”;
> “Oque” não exite, apenas “o que”;
> agente ≠ a gente. Ex: O agente federal visitou a casa do vizinho mais cedo. Ex2: A gente visitou o museu hoje. “Agente”: Agente 007, “A gente”: Nós;
> “Dês da” não existe, existe “desde a”;
> Quando “as vezes” indica tempo, leva crase, como por exemplo: “Às vezes Zayn pensava se não existisse essa guerra entre gangues…”. Já nesse outro caso, não fala de tempo, então não se usa crase: “Em todas as vezes, ele criou problemas.” ;
> “Escuro foi a primeira coisas que Selena notou na sala estava completamente escuro” what??? Começar pela repetição de informações, e se segue por: “primeira coisas”, tome cuidado com o plural e o singular, e termina com: "na sala estava completamente escuro" se é "na sala" (feminino) então é "escura", certo?
> O que é “fava”? Pois, no segundo capítulo, você repete isso algumas vezes;
> “pouca falta de luz”??? Suba para cima, sai pra fora, entra pra dentro. Se tem “pouca luz”, não precisa do “falta” no meio. É “falta de luz” ou “pouca luz”;
> "Embora" é junto;
> Coxa ≠ Cocha;
> Substitua o nome da personagem por: "ele ou ela", "a/o loira/loiro", "moça", "garoto/garota" e etc. Assim você evita que fique repetitivo.

Há outros erros, só mostrei os mais importantes, que servem para vários outros.

Pontos obtidos: 2,0


  • Critica Final:
Bom, tentei ser bem sincera em todos os pontos da sua fanfic. E serei mais sincera: eu me decepcionei com ela, pois quando eu vi que a estória se tratava se uma coisa nada clichê e que a capa era bem chamativa (porque, querendo ou não, nós julgamos sim o livro pela capa), eu fiquei super feliz. Só que eu comecei a ler sinopse e vi os erros, eu me desinteressei completamente, pois uma coisa que eu não suporto são erros ortográficos gritantes. E pela sua falta excessiva de uso de vírgulas ou pontos finais, você acaba confundindo muito o seu leitor. A minha recomendação é que você leia mais livros e observe como ele é escrito, pois você abrirá sua mente e na hora de escrever você irá conseguir se expressar melhor. Quando você tiver dúvidas de como se escreve algo, procure no Google, é um ótimo amigo.


Eu realmente adorei o enredo, mesmo que tenha suas parte clichês, isso o torna legal. Tente trabalhar mais na história e na escrita. Não escreva por escrever, escreva para você, sem ligar para favoritos ou comentários. Deixe mais emocionante, fale mais as expressões dos personagens, descreva de forma passiva o lugar, como eu já disse: deixe mais espontâneo. Com certeza atrairá mais leitores, pois eu acho que ninguém consegue ler um fanfic sem conseguir entendê-la. Em vezes as letras ficam faltando, releia seus capítulos umas cinco vezes pelo menos, tente olhá-la como se você fosse um leitor, se auto critique. Não poste por postar, poste porque você realmente gostou. Eu acredito e sei que dá para você melhorar muito sua fanfic, pois no terceiro capítulo, sua escrita, sua coerência, seu modo de escrever melhoraram muito. E agora é só melhorar mais. E uma coisa que vai te ajudar, é mandar seus capítulos para algum beta.

10,0 (Capa) + 5,0 (Sinopse) + 2,0 (Ortografia) ÷ 3 = 5,6 pontos

Bom amor, é isso. Não se sinta ofendida, pois esse não é o meu objetivo. Só quero te ajudar.
Espero que goste, beijinhos :*





Um comentário:

  1. Hi, angel quero dizer obrigado pela,a critica
    você mostrou erros que eu não tinha visto e eu até rir com alguns
    mas tem uma coisa que não é culpa minha (ou é), bom eu escrevo as falas com travessão, mas quando eu posto o capitulo ele vira hífen e eu não sei como concerta isso.
    "fava" era para ser falava ou faltava depende da frase.
    obrigada e eu vou corrigir meu erros. Beijos.

    ResponderExcluir